sexta-feira, 3 de julho de 2009

Culinária também é cultura - o Camarão


Os africanos trouxeram inhame, melancia, açafrão, gergelim, amendoim e vários tipos de banana e coco, além da pimenta malagueta. Sua cozinha pequena mas forte, fez valer os temperos verdes e seu modo de cozinhar, modificou os pratos, substituindo os ingredientes e criou a verdadeira cozinha brasileira misturando xuxu com camarão , pratos com camarão seco e usando panelas de barro e colheres de pau.

O Festival do Camarão de Cabo Frio entra em sua quinta edição prometendo reunir, neste final de semana, dias 3, 4 e 5 de julho, cerca de 10 mil pessoas na Praia do Siqueira, bairro tradicional da pesca no município.

No total, serão 27 barracas, com 42 pratos distintos, entre eles: camarão empanado, crepe, camarão ao creme de queijo, pastel, escondidinho, camarão ao Thermidor, camarão à francesa, penne ao molho branco, bobó, entre outros. O valor dos pratos, que foi determinado pelos próprios barraqueiros, será de R$8.

Cerca de 300 pessoas trabalham diretamente no Festival, desde a confecção dos pratos até a comercialização final. Toda a renda das barracas vai para os moradores da Praia do Siqueira, responsáveis pelos pontos de venda. Além de pratos à base de camarão, haverá também barracas de doces e artesanato.

No ano passado, foram vendidos no Festival do Camarão 32.570 pratos e mais de cinco toneladas de camarão foram utilizadas. O evento deste ano é, mais uma vez, uma realização da Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria de Turismo, com apoio da Associação de Pescadores da Praia do Siqueira, da CCR – Via Lagos, da Millennium Distribuidora e do Sebrae.


FONTES: Viviane Teixeira
e http://pt.shvoong.com/humanities/h_history/1622608-cozinha-brasil-hist%C3%B3ria-receita-poesia/

Nenhum comentário: